sexta-feira, 25 de maio de 2012

À conversa com José Vaz


A manhã de hoje foi diferente no C. E. Luís de Camões. A visita de José Vaz animou a nossa biblioteca. Os alunos dos 3.º e 4.º anos conversaram animadamente com o escritor e tiveram oportunidade de satisfazer a sua curiosidade relativamente a variados aspetos da sua vida e da forma como se inspira para escrever as suas histórias. Muito obrigada, José Vaz. Ficamos desde já à espera do seu próximo livro!

domingo, 20 de maio de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia da Família


No âmbito do dia mundial da família, 15 de maio, a leitura de “O livro dos Porquinhos”, de Anthony Brown, na biblioteca das Lameiras, no centro escolar Luís de Camões e no Jardim de Infância da Lagoa avivou o conceito de família. Trata-se de uma obra altamente recomendável para iniciar os leitores numa educação baseada na igualdade.
 A mãe, Sr.ª Porcino, teve um papel importantíssimo na mudança de hábitos pré-estabelecidos no dia a dia desta família.
Os alunos caracterizaram a sua família, através do desenho e de frases ilustradas. Foi um dia em família…!

Partilha de leituras




Na BE das Lameiras, uma aluna mais velha, do 1.º ciclo, escolhe um livro e lê-o aos mais pequeninos do JI.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O grilinho tenor nos JI



Foi na aldeia da Lagoa e nas Lameiras, com os meninos do Jardim de Infância, que o grilinho Tenor cantou. Foi uma história, onde os cheiros e os sons da natureza se confundiram com a alegria e o entusiasmo das crianças. “O grilinho Tenor “, de Palmira Martins, apresenta-nos a história de um menino que prendeu o grilo numa gaiola para o ouvir cantar. O desenrolar da ação mostra-lhe que o grilo deixou de cantar porque está triste. Ao longo da narração, as crianças repetiam o cantar do grilo Tenor: 
 - Gri Gri, não gosto de estar aqui…!
 Esta interessante conversa com os alunos levou-os a refletir sobre a ecologia e o papel do homem como responsável pela preservação do ambiente.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia da Família

Por proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1994, o dia 15 de Maio de cada ano assinala o Dia Internacional da Família. Esta iniciativa é uma forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adopção de medidas no plano nacional e internacional com o fim de melhorar a condição da família.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

«Democracia e bibliotecas»

Na visão de Backus, podem ser partilhados não apenas os livros, mas toda uma variedade de materiais, incluindo ferramentas, uma sala vaga, carros, mobília, música e arte, entre pares, através das bibliotecas, numa base que pode ser construída pela confiança e a credibilidade. "As bibliotecas podem permitir às pessoas um uso melhor dos seus próprios recursos, pela partilha", afirma. "Pela partilha através da biblioteca, em vez de ter de se organizar uma rede totalmente nova (para a partilha), podemos dar um pouco mais de poder à gente que usa a biblioteca." "O meu interesse pelas bibliotecas", continua, "tem a ver com a tentativa de ser uma força alternativa para alguma coisa mais próxima de uma sociedade e de uma cultura que a si mesmo se possui, democraticamente. Em pleno capitalismo do mercado hiper-livre, as bibliotecas estão a tentar representar, ainda, alguma alternativa onde as coisas ainda se partilham e o conhecimento é construído e apropriado de modo cooperativo." (...) “As bibliotecas existem para que as pessoas se possam informar por si mesmas. " diz Backus. “Mas não têm de ser apenas locais para aceder à informação. São, cada vez mais, lugares, para fazer alguma coisa sobre aquilo que se está a aprender; para adquirir conhecimento e fazer alguma coisa com ele." “ Cheguei ao ponto em que quando penso numa biblioteca, a minha imaginação não a representa como um edifício cheio de estantes de livros, " continua. "Representa-a como um espaço e uma rede muito mais interactivos. Todos conhecemos o poster de biblioteca que diz "Lê", mas penso que o ponto crucial do serviço de biblioteca é transformar essa palavra "Lê" em "Age", "Questiona", "Faz", "Experimenta", "Põe a cabeça de fora". 
 Artigo de Cat Johnson, acedido pela ajuda de Miguel Mimoso Correia, no FB. 
Publicado por Maria José Vitorino em
 http://alfinete2008.blogspot.pt/2012/04/democracia-e-bibliotecas.html